Selo boas práticas ambientais é entregue à Agro Serra em SP

Em cerimônia realizada no 5º Seminário UDOP de inovações, que reuniu grandes empresas do setor sucroenergético do país, o Selo UDOP de Boas Práticas Ambientais foi entregue à Agro Serra.



A cerimônia aconteceu no último dia 22, no Campus da UNIP em Araçatuba-SP, e reconheceu a maranhense por seu comprometimento com as ações de sustentabilidade.

 

O engenheiro florestal da Agro Serra, Adriano Coutinho, esteve presente no evento e recebeu o certificado e selo em nome da empresa, participante na categoria Gestão da paisagem com o trabalho “Projeto Crueira”. O case apresentado faz parte do programa de reflorestamento com espécies nativas do cerrado executado pela Agro Serra na Serra do Crueira.

 

De acordo com o engenheiro florestal, o selo de boas práticas ambientais entregue às empresas é um grande reconhecimento das atividades desenvolvidas em prol da sociedade. “A premiação com selo é o reconhecimento que a empresa desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade".

 

O selo foi concedido às empresas que enviaram trabalhos para concorrer em quatro categorias do 2º Prêmio UDOP/Embrapa de Boas Práticas Ambientais. 

 

Ainda de acordo com Adriano Coutinho, “a ação firma o compromisso socioambiental da empresa. Pois o reflorestamento promove o sequestro de gases poluentes e liberação de oxigênio para atmosfera, melhora o clima, protege o solo e cursos d’água, além da preservação da fauna e flora silvestres”.

 

Sobre a Agro Serra

Referência em produção de biocombustível à base de cana-de-açúcar no Norte e Nordeste do país, há anos a Agro Serra atua com foco no desenvolvimento sustentável, implementando no seu dia a dia diversas ações socioambientais, como: gestão de resíduos sólidos - destinando de forma específica e correta o descarte dos resíduos produzidos, atuando na proteção dos recursos naturais por meio de monitoramentos da qualidade da água, fauna, proteção de nascentes e remanescentes de vegetações nativas, uso de energia renovável (bagaço de cana), formação de corredores ecológicos interligando áreas remanescentes de vegetação nativa com áreas de preservação permanente e reservas legais. Além de desenvolver a educação ambiental, com o objetivo de formar colaboradores e a pessoas da comunidade do entorno, conscientizando a todos sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

 

“A empresa acredita que é necessário realizar ações que objetivam a sustentabilidade dentro e fora da empresa, especialmente nas comunidades vizinhas. Para a Agro Serra, realizar ações que demonstram a valoração das comunidades é essencial, pois é através de ações, palestras e empatia, que a empresa retribui o afeto e reconhecimento”, finaliza Adriano Coutinho, engenheiro ambiental da Agro Serra.

 

O evento da UDOP - União Nacional da Bioenergia, entidade com foco na qualificação profissional e no estímulo a inovações tecnológicas para o setor da bioenergia, é uma iniciativa que fortalece todo o setor e reconhece os esforços de toda cadeia produtiva. A ação também potencializa a troca de conhecimento e de ações práticas que resultam em desenvolvimento sustentável para além das comunidades onde as empresas estão inseridas.  

Veja mais imagens deste artigo:

Deixe uma resposta