Colaboradores recebem Certificação Internacional

Equipe de saúde e segurança recebeu treinamento avançado em APH/BLS e RCP/DEA; atendimento pré-hospitalar



Certificação Internacional em suporte avançado em APH/BLS, RCP/DEA – atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, com reconhecimento nos países da América Latina, e o de direção defensiva são entregues aos colaboradores da área de saúde da Agro Serra.


Enfermeiros, técnicos de enfermagem e segurança, assim como os bombeiros que atuam na usina, participaram dos cursos em APH, com carga horária de 60h, ministrado pelo enfermeiro e ex-coordenador do SAMU de Balsas, Antônio Luzimar Lopes, vinculado ao Centro de Treinamento Internacional Life Support Brasil.


O treinamento habilitou os profissionais a desenvolverem os primeiros atendimentos de urgência e emergência em caso de acidentes com vítimas graves. 


De acordo com o coordenador em saúde da Agro Serra, José Antônio Valente, o treinamento orienta para o desenvolvimento dos primeiros socorros em imobilização, ressuscitação e resgate. “O treinamento é enriquecedor. Nos direcionou a um conhecimento apurado acerca do atendimento de urgência e emergência nas mais diversas ocorrências médicas. O treinamento nos possibilitará gerenciar e fazer todo o primeiro atendimento para, então, encaminhar para os hospitais da cidade”, destaca o médico do trabalho. 


A equipe da Agro Serra também está habilitada ao APH - atendimento pré-hospitalar, RCP - ressuscitação cardiopulmonar, e ao DEA - desfibriladores automáticos – para identificar arritmias e uma possível parada cardiorrespiratória, técnicas comuns aplicadas nos hospitais de urgência e emergência. Para além dos treinamentos, a empresa investe em equipamentos de salvamento como: ambulâncias, DEA, desfibrilador externo automático, que serve para a reanimação, e outras ferramentas indispensáveis para a segurança e saúde.

 
O conhecimento dessas técnicas e a disponibilidade de equipamentos de resgate reduzem as chances de morte. O que faz total diferença no tempo de socorro e redução de sequelas pós-traumas. “No socorro cada minuto conta. Um atendimento rápido e eficiente que priorize a atenção imediata ao paciente, levando em consideração todo o protocolo de saúde, que envolve identificação de lesões, sintomas imediatos, entrada no pronto-socorro e início do tratamento, é o que separa a vida da morte”, afirma o coordenador de saúde da Agro Serra. 


A indústria de etanol compreende as necessidades na requalificação para manter a excelência no atendimento em saúde. Desenvolve com constância a atualização das habilidades profissionais de seus colaboradores, assim como mantém a vigilância na segurança dos seus funcionários e da comunidade do seu entorno. “Os técnicos e os enfermeiros que trabalham comigo, alguns com mais de 10 anos de empresa, todos os anos fazem esse tipo de treinamento”, descreve José Antônio Valente. Ainda com o coordenador, não é do dia a dia da empresa as ocorrências de urgência e emergência, ainda assim as atualizações dos conhecimentos e técnicas são feitas com frequência. Além de outros treinamentos que acontecem internamente. “A nossa equipe é uma das mais bem preparadas aqui do Sul do Maranhão”, conclui o coordenador de saúde no trabalho José Antônio Valente.


Os treinamentos em saúde na Agro Serra são atualizados anualmente por meio de parcerias com instituições reconhecidas e respeitadas internacionalmente e segue todas as normas de regulação trabalhista. 
 

Deixe uma resposta